Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária

Serviço de Análise e Prevenção

O serviço de Análise e Prevenção está subordinado à Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária da USP. Foi instituído na estrutura de segurança para atender especificamente as Unidades do Campus da USP, com o objetivo de integrar o sistema de segurança através de um Plano de Ação padronizado, ampliando as ações de trabalho levando o conhecimento da guarda Universitária em prevenção para as Unidades. Coordena as atividades dos setores de Análise e Informações, Segurança Eletrônica, apoio às unidades com a Consultoria de Segurança e a Central de Monitoramento, com atribuições distintas que visam a integração com a atuação operacional.


SEGELT - Segurança Eletrônica

O setor atua no monitoramento e manutenção de sistema de intrusão, controle de acesso e CFTV com aplicação de sistema de alarme nas unidades. O monitoramento de alarmes é um serviço prestado pela Guarda Universitária com o objetivo de vigiar, garantir e proteger a segurança dos usuários e do patrimônio público. O monitoramento é realizado através de equipamentos inovadores, que conseguem verificar a entrada e a saída do local monitorado através de senhas, imagens e cartões magnéticos utilizados nos respectivos aparelhos de segurança.
O setor conta ainda com técnicos treinados e capacitados para executar manutenções básicas de sistema de intrusão, controle de acesso e CFTV.


Tecnologia da Informação

Setor responsável pela área de Tecnologia da Informação. Atua na proteção das informações, gerenciamento de redes e de banco de dados, desenvolvimento e configuração de softwares, impressoras, alarmes e câmeras IP.


Consultoria de Segurança

Setor que presta consultoria para as unidades do Campus com assessoria nos projetos de segurança eletrônica e implementação de tecnologia com análise de equipamentos, memoriais descritivos e quantitativos.
Atua também na fiscalização de serviços de execuções de sistemas eletrônicos de segurança e no apoio técnico- operacional de serviço de vigilânica terceirizados.
Os consultores do setor ministram treinamentos para líderes de segurança, vigilantes e porteiros, ampliando a capacitação de segurança preventiva do quadro de segurança orgânica e terceirizada das unidades a fim de minimizar riscos, perdas e danos.


Central de Monitoramento

Tem como sua principal atividade a manutenção, o gerenciamento e monitoramento do sistema de imagens e intrusão no campus. Utiliza tecnologia de ponta com câmeras de alta resolução posicionadas em locais estratégicos e em pontos considerados vulneráveis.
Os agentes que atuam na Central de Monitoramento são treinados e capacitados para a função.


Marcio Henrique - Chefe do Serviço de Análise e Prevenção
(11) 3091-1616
henri@usp.br